23.5.09

Relatório Oficial sobre o Acidente do BEECHRAFT KING AIR 350 em Trancoso / BA

Relato a V. Sª. que 23/05/2009 por volta das 20h54min este GBM foi acionado pela Srª. Mazione e populares da região do Distrito de Trancoso que uma aeronave havia caído. O ASP BM Josias Alcântara de Jesus, Mat 30.290.079-6 imediatamente manteve contato com a torre de controle do aeroporto de Porto Seguro confirmando o fato, acionando, assim todas as viaturas de combate a incêndio disponível e mobilizou o deslocamento para o sinistro, momento que contactou com os oficiais do 6º GBM, os quais compareceram para o apoio na ocorrência. Nossas equipes foram as primeiras a chegar ao local. Devido difícil acesso, o combate ao incêndio não foi feito com canhão, houve a necessidade de montar linhas e atuar diretamente nas labaredas enormes advinda da aeronave, pois o acidente ocorreu aproximadamente 150 metros da pista de pouso. Empreendemos quatro viaturas e um total de 20 bombeiros. O CAP BM Antonio Hélber de O. Fonseca Viana, Mat 30.298.744-7 e o TEN BM Denison José Souza, Mat 30.119.461-9 sobrevoaram a área verificando a extensão do acidente e traçando metas para atuação das linhas de combate terrestre. O CAP BM Erivaldo Roque dos Santos Pinheiro, Mat 30.298.747-1 junto com o Srº Major Faiolo comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto planejaram as coordenadas da missão. Segundo o Major Faiolo a aeronave era uma BEECHRAFT KING AIR 350 (bimotor pressurizado de pequeno porte e propulsão do tipo turbohélice, alongada para melhor acomodação dos passageiros), prefixo PR MOZ, procedente de Congonhas - São Paulo com destino a Terravista - Porto Seguro, e que havia 14 vítimas dentre elas 04 crianças. A logística foi providenciada pelo TEN BM Márcio Luís Ribeiro de Oliveira, Mat 30.337.298-8 que substituiu o ASP Alcântara na missão. O TEN CEL BM Marco Antonio Pinheiro Marocci comandante do 6° GBM esteve ciente de todo o ocorrido e passava as orientações constantemente aos oficiais da unidade, mantendo a equipe motivada no transcorrer da operação. Por volta das 10h do dia 23/05/09 foram resgatadas 09 vítimas carbonizadas sem condições de reconhecimento, as quais foram transportadas para o Instituto Medico Legal de Porto Seguro, com possibilidade de remoção para Salvador. Considerando a necessidade da autorização de Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) comandado pelo Ten Cel Av João Carlos Bieniek, nossa equipe teve que desbravar a mata fechada ao redor da aeronave para assim guinchar, tronco e fuselagem. O Tenente Coronel Henri comandante da operação do SERIPA solicitou o apoio a fim de encontrar a caixa preta da aeronave, situação resolvida minuto posterior. As cinco vítimas restantes foram retiradas por nossa equipe entorno das 15h50min e repassada para polícia técnica. Nosso grupo permaneceu até às 17h30min retirando os motores e as hélices, que serão imprescindíveis para as investigações. Os nomes das vítimas não foram divulgados em razão da própria Força Aérea Brasileira não dispor, sendo confirmado apenas o nome do piloto, o Sr. Roger Wright. Segundo a FAB os tripulantes da aeronave poderia ser a família do piloto. Conforme orientação do comandante da unidade as entrevista ficaram voltadas ao CAP BM Roque e ao Major Faiolo do DCEA. Segundo a SGT BM De Paula o oficial de operações do oitavo batalhão prestou informações do ocorrido no local do sinistro, momentos iniciais do fato. No final da operação houve uma reunião com os participantes da ocorrência onde o TEN CEL Henri e TEN CEL Bieniek agradeceram a nossa participação, juntamente com o prefeito de Porto Seguro, o dono do aeródromo e os empresários do Clubmed, os quais rasgaram elogios ao nosso empenho e profissionalismo.